Acesse Saúde » Aeróbicos » Tempo corrida 5 km iniciante

Tempo corrida 5 km iniciante

Se você está pensando em começar a praticar corrida, precisa saber de alguns pontos importantíssimos. Descubra-os agora mesmo através deste artigo.

Tempo corrida de 5 km

Muita gente fica sem saber exatamente como iniciar a prática da corrida. As vezes por falta de estímulo tendemos a nos render a um estilo de vida totalmente sedentário. Lembre-se que esse tipo de atitude só fará com que você tenha menos qualidade de vida e ainda chegue ao fim da vida antecipadamente.

O mais importante numa corrida é a motivação, esforce-se para chegar mais longe a cada treino. O segundo passo é a alimentação. A ingestão excessiva de carboidratos pode trazer energia pesada ao seu corpo, claro que esse tipo de alimento é importante, mas ele deve ser ingerido moderadamente.

É uma boa dica ir ao um médico fazer um check-up. Somente uma consulta poderá dizer se está apto a tal iniciamento, deste modo saberá se há impedimento relacionado à sua saúde. Bom, siga corretamente tudo que o mesmo disser e tome os devidos cuidados. Se possível procure um profissional para lhe auxiliar na corrida.

A vestimenta inadequada pode fazer com que você tenha problemas com dores. Antes de sair ás corridas, certifique-se de que seu tênis é próprio para o seu tipo de pé e também procure evitar roupas pesadas e que possam causar “assaduras”. Determinados tipos de meias ajudam a evitar a criação de bolhas.

Por fim e não menos importante, você precisa criar uma planilha de acordo com aquilo que é mais adequado ao seu peso, altura e força física. Faça um treino que possa corresponder a todos estes requisitos, de preferência que inicie calmamente e em pouco tempo estará correndo quilômetros e quilômetros.

O que é mais recomendado?

Bom, aqueles que estão iniciando na prática devem basear seu treino em 2 km. Efetuar o mesmo em um período de 30 minutos, intercalando algum tempo de corrida/caminhada. Lembre de alongar-se perfeitamente (principalmente as pernas) antes de começar a corrida.

As corridas devem ser feitas de maneira correta.

Correr (Foto: Reprodução)

Na segunda semana, intensifique para 3 km. Nesse caso, aumente o tempo para 35 minutos. Continue no mesmo pique e esforce-se para chegar mais longe, também intercale com caminhadas caso não consiga fazer todo o trajeto correndo. Respeite seus limites de forma adequada.

Já na terceira semana, tudo estará “mais claro”, é nessa hora que você deve intensificar verdadeiramente seu treino. 5 km devem ser percorridos em 50 minutos. Corra um pouco mais rápido, dê passos mais largos e seus pulos devem ser cronometrados. Nesse caso não é possível haver caminhadas.

Algumas pessoas podem demorar um pouco mais para chegar nesse limite. É importante formatar, de maneira inteligente, a chegada ao objetivo sem forçar seu corpo ao extremo. Isso pode fazer com que ele não responda bem aos exercícios e possivelmente acabe se “atrofiando”.

Dicas rápidas

  • Não corra com dores
  • Não corra com fome
  • Não se esforce para acompanhar corredores experientes
  • Respira corretamente
  • Procure manter sua postura
  • Tenha tempo para o descanso (mente e físico)
  • O alongamento é indispensável

Indicamos que você comece intercalando os dias também. Por exemplo, corra segunda e terça-feira, descanse na quarta. Depois disso, corra na quinta e sexta feira, descanse no sábado. Domingo é um dia livre, você pode optar por correr ou não, dependerá exclusivamente do seu empenho.

Também é importante que faça o cálculo de sua frequência cardíaca, isso ajudará a não passar dos limites e inevitavelmente ter um infarto. Para calcular é muito fácil:

Subtraia sua idade de 220 e você terá a sua Frequência Cardíaca Máxima 

Lembrando sempre que o tempo em que chegará a seu objetivo não é uma regra, respeite o PERÍODO que seu corpo disponibilizará. Não exagere e se alimente muito bem. Tais dicas poderão lhe ajudar muito se usadas de maneira correta!

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Tempo corrida 5 km iniciante