Acesse Saúde » Musculação » Qual o ideal de massa magra?

Qual o ideal de massa magra?

Para mais informações sobre os percentuais ideais de massa magra, acompanhe este artigo e fique por dentro das indicações referentes ao assunto aqui expressas.

Massa magra

Em busca de um corpo perfeito há pessoas que fazem loucuras e não é para menos, claro que todos sonham em poder entrar no vestido da moda ou mostrar seus corpos num belo biquíni durante a época de verão. Seja lá qual for a sua vontade tudo depende de uma detalhe simples: o percentual de gordura e massa magra que tem no corpo.

Uma pessoa com baixos percentuais de gordura tende a ser mais saudável e consequentemente mais magra. Isso faz com que ela tenha um nível quase ideal à massa magra no corpo, geralmente isso ocorre em atletas ou fisiculturistas, a quantidade de massa magra não é estipulada em limites.

Contudo, você precisa saber que  tudo que em excesso faz mal. É por isso que respeitar os limites do próprio corpo é uma das maiores recomendações de especialistas no assunto. Se você não possui excesso de gordura no corpo, deve começar em três passos que serão indispensáveis:

  1. Estimulação
  2. Recuperação
  3. Crescimento

Essas três fases são importantes para que cresça com saúde e dentro dos limites estabelecidos por você (ou também pelo seu corpo). Para ocorrer o ganho de massa, é necessário que ocorra o aumento de ingestão calórica relacionada ao gasto energético. O contrário disso é destinado a quem deseja perder peso.

Dois utensílios importantíssimos para controlar os índices de massa corporal.

Balança e medidor (foto: reprodução)

O carboidrato é uma das maiores fontes de massa, é por isso que ele deve ser consumido de maneira consciente. No caso de quem deseja perder peso antes de ganhar massa magra, os índices de carboidratos deverão ser diminuídos. Ele é responsável por 60% do peso adquirido em massa magra.

Percentual ideal

O que irá definir os percentuais ideais em seu corpo é toda a estrutura do mesmo. Ou seja, para chegar ao valor determinado, você precisará levar muitas coisas em consideração, bem como sua idade, altura, peso atual, índices de gordura corporal e mais.

Contudo, indicaremos aqui uma maneira equivalente de entender o percentual ideal de massa magra para o seu corpo, sendo você homem ou mulher:

Mulheres

  • Ultra definida: 8-12%
  • Muito Definida : 15%
  • Definida: 16-20% (regular): 21-25%
  • Melhoria necessária: 26-30 %
  • Necessário melhorar muito: 31-40%

Homens

  • Ultra definido: 3-6%
  • Muito Definido: 9%
  • Definido: 10-14% (regular): 15-19%
  • Melhoria necessária: 20-25 %
  • Necessário melhorar muito: 26-30%

Claro que, exatamente, não é possível calcular sem os dados citados acima, contudo é possível que você tenha uma noção do quanto ainda precisa melhorar ou não. Conforte o passar dos anos e o envelhecimento, você tende a acarretar mais níveis e percentuais de gordura no corpo.

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Qual o ideal de massa magra?