Acesse Saúde » Dietas » Dieta mediterrânea cardápio e como fazer

Dieta mediterrânea cardápio e como fazer

A dieta do Mediterrâneo está sendo tomada como modelo a ser seguido pelo mundo, principalmente pela sua capacidade de combater radicais livres e doenças cronica, saiba mais no artigo a seguir.

Se você é adeptos a hábitos alimentares satisfatórios vai adorar a novidade que temos para apresentar, a dieta mediterrânea. Pesquisas comprovam que o cardápio proposto por esse projeto alimentar pode reduzir em até 30% as chances de sofrer um doenças cardiovasculares, além de trazer ingredientes benévolos para a saúde como um todo.

Por questões culturais e de ofertabilidade as populações que se estabelecem nas proximidades do mar Mediterrâneo tendem a ter um cardápio fomentado por ingredientes como peixes, aves, legumes, verduras, frutas, vinho, azeite, castanhas e nozes. Esse tipo de alimentação é rica em carboidratos complexos e privilegia as gorduras insaturadas, em detrimento, das saturadas. Que esses alimentos fazem bem os mediterranos e o mundo em geral já sabia, no entanto a pesquisa revelou um potencial ainda maior da dieta ela é capaz de prevenir doenças como enfarto e derrame principais causadores de morte natural no mundo.Dieta Mediterranea

A Dieta Mediterrânea também auxilia no combate a adiposidade, os componentes da dieta são ricos em nutrientes que aceleram o metabolismo, além disso, temos que destacar o consumo baixo de carne vermelha, guloseimas, produtos de origem animal e industrializados, os principais depreciadores dos demais cardápios do mundo segundo os nutricionistas. A benevolência dessa dieta também pode ser vista no controle de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e câncer, tantas são suas contribuições que fora eleita modelo padrão para alimentação pela OMS.

No Brasil também é possível colocar em prática Dieta Mediterrânea, é claro com algumas adequações afim de tornar acessível os ingredientes, o que não pode faltar são os peixes – por exemplo cavalinha, sardinha e salmão – que devem ser consumidos pelo menos três vezes por semana, é claro quase nunca fritos. Construímos uma proposta de cardápio que estruturada em torno dos ingredientes principais da dieta tradicional.

Cardápio

Café da Manhã

→ 2 fatias de pão integral
→ Frutas maduras
→ 1 chicara de café preto, se preferir misture ao leite ( desnatado)
cereal, iogurte e mel

Desjejum da manha e desjejum da tarde

→ 1 Fruta da estação, aveia ou um copo de suco de frutas

Almoço

→ Arroz integral, file de frango grelhado e uma fruta cítrica
→ Bacalhau, salada verde e bananas com mel
→ Macarrão com amêndoas, salada de alface e tomate, uma taça de vinho e uma fruta cítrica.

Jantar

→ Batata gratina, peixe grelhado e frutas secas
→ Batatas cozidas, feijão verde, berinjela assada e um kiwi
→ Omete, creme de legumes e pão com tomate, creme de queijo e marmelada

Ceia

→ Uma fatia de queijo branco

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Dieta mediterrânea cardápio e como fazer