Acesse Saúde » Alimentação e Suplementos » Dieta cetogênica hipertrofia

Dieta cetogênica hipertrofia

A dieta cetogênica visa exclusivamente formar um corpo livre de gorduras e acelerar o processo de emagrecimento e queima. Saiba mais sobre ela no decorrer desta matéria!

A hipertrofia é um processo feito a base de uma alimentação regrada que visa enxugar a gordura localizada do corpo. Ela é mais adaptada por nutricionistas que orientam praticantes de atividade física intensa que precisam queimar a gordura e transformar um corpo em um elemento composto apenas por músculos.

A dieta cetogênica nesse processo é fundamental, isso porque elimina totalmente o acúmulo de gorduras obtidas através de uma alimentação baseada em carboidratos, intensificando o processo de queima de gordura pelo controle alimentar composto somente por proteínas.

Como funciona a dieta?

A cetogênica foi criada por um médico americano chamado Dr. Robert Atkins. O processo criado pelo mesmo visa orientar atletas que desejam chegar a hipertrofia fazendo com que eliminem o carboidrato e priorize dentro da alimentação, alimentos ricos em proteínas + gorduras boas. Resultado disso é preferencialmente a criação de massa magra.

Essa rapidez e resultado eficiente é que o torna a cetogênica uma dieta mais completa e causadora do impedimento do acumulo de gordura. Quando seguimos um plano alimentar que não retira boa parte dos carboidratos, o processo de emagrecimento costuma ser menos eficaz, já que estará ingerindo carboidrato que se transformará em gordura e apenas parte dele estará sendo queimado durante o treino.

Esse é um dos pontos que levam o fracasso de algumas dietas, já que a demora é grande e a paciência para chegar aos resultados é curta. O processo de emagrecimento tem como objetivo deixá-lo com:

  • Um corpo magro
  • Secar a gordura
  • Criação de músculos
  • Manter a massa magra

O que faz um corpo entrar em processo de acumulo de gordura?

A resposta para essa pergunta está voltada inteiramente para os carboidratos. O que realmente faz o processo de ganho de peso é necessariamente o carbo e não as gorduras, como estamos acostumados a acreditar. Sobre todos os carboidratos, os refinados são os mais prejudiciais.

Existem tipos diferentes de carboidratos que podem levar ao acumulo de gordura mais rápido, como por exemplo todos os alimentos feitos a base de farinha de trigo, bem como:

  • Bolos
  • Pizza
  • Doces
  • Biscoitos
  • Massas
  • Pães

E também cereais, como:

  • Arroz

Todos esses e outros mais, sem exceção, devem ser retirados de sua dieta com força total. Quando deixa de se alimentar de forma que coloque o corpo em modo de queima, começa a acumular, esse é o resultado da ingestão de carboidratos de forma desregrada.

Quanto devo comer de proteínas?

Essa é a única dieta que não visa quantidades. Não há necessidade de contagem de calorias, estipular quantidade ingerida e nada relacionado. Está baseada apenas em comer o que é certo, independente do quanto estará sendo ingerido. As refeições do cardápio costumam ser as mais saborosas.

Quer dizer que eu não posso comer carboidrato de jeito nenhum?

Não. Você poderá fazer ingestão de carbos, contudo, é importante que seja de forma adequada. Explicaremos a seguir como prosseguir dentro da dieta sem agredir a saúde e se mantendo saudável.

A dieta cetogênica é feita por etapas, começando desde de um ponto mais intenso até chegar num período onde haja a possibilidade de ingerir carboidratos diariamente, vejamos a seguir:

1° etapa – A primeira etapa consiste em cortar todos os tipos de alimentos que possam ser ricos em carboidratos. Não é permitido de forma alguma a ingestão de alimentos que contenham carbos refinados ou que sejam massudos, independente se esses são frutas, verduras ou legumes.

Esse período deve durar cerca de 1 a 3 semanas, de acordo com o que for suportado por cada pessoa. Seu cardápio deve estar baseado apenas em:

Os peixes são alimentos ideais para a primeira etapa da dieta, já que são fonte de proteínas e também de ômega 3.

Deve-se ingerir alimentos ricos em proteínas (Foto: Reprodução)

  • Carnes
  • Queijos
  • Ovos
  • Laticínios
  • Legumes
  • Castanhas
  • Peixes
  • Frango
  • Azeite
  • Presuntos
  • Patês
  • Bacon
  • Peito de peru

Toda sua alimentação deve ser exclusivamente organizada nesses tipos de alimentos.

2° etapa – Período em que se deve começar a ingerir o carboidratos, esse deve durar entre 2 à 4 semanas. Tendo um cardápio equilibrado e com ingestão mínima de carboidratos. Acrescente aos poucos a batata doce, lentilha, alimentos integrais como pães, arroz e massas, entre outros.

Lembrando que essa etapa é uma das mais importantes, nesse período poderá decidir continuar com o acréscimo de carboidratos ou até mesmo interromper por mais uma ou duas semanas. Dependerá somente do seu objetivo. É bom lembrar que exagerando “na dose” seu corpo acabe ficando desnutrido, alimente-se corretamente para que isso não ocorra.

3° etapa – Por fim e não menos importante que as demais, começará a ingerir carboidratos refinados também. Mas é bom lembrar que eles não devem ser ingeridos diariamente. Pelo contrário, deixe-os apenas para momentos especiais. Normalmente continue sua dieta a base de carboidratos de baixo índice glicêmico.

Observações finais

A desnutrição pode ser uma consequência e um problema quando estamos tratando da dieta cetogênica, de qualquer forma, o mais importante é que esteja sendo acompanhado por um profissional dessa área da saúde. A desnutrição pode causar baixa de imunidade e o desenvolvimento de doenças.

Outro ponto indispensável a seu conhecimento é que não deve haver ingestão de bebida alcoólica nesse período. O álcool encontrado nas bebidas é o principal carboidrato que deve evitar no processo, também é importante que durma bem, tenha uma vida ativa com relação a atividades físicas e faça ingestão de ao menos dois litros de água diariamente.

A dieta cetogênica é um processo de emagrecimento que deve ser usado para o bem do seu corpo. Se em qualquer momento estiver agredindo-o ou afetando-o de modo geral, é importante que procure interromper o processo. Além disso, algumas pessoas com quadros clínicos peculiares não devem fazê-la, converse com um profissional da área da saúde e nutrição.

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Dieta cetogênica hipertrofia