Acesse Saúde » Alimentação e Suplementos » Como higienizar os alimentos: Dicas e Produtos

Como higienizar os alimentos: Dicas e Produtos

Saiba no artigo como higienizar corretamente os alimentos, para que a saúde não seja comprometida por diferentes resíduos prejudiciais ao organismo.

Vários alimentos que são consumidos precisam ser manuseados de maneira correta, para que suas propriedades benéficas sejam mantidas. Fontes de proteína, vitamina e sais minerais, todos são fundamentais para aumentar a qualidade de vida e funcionamento correto do organismo. Entretanto, esses mesmos alimentos podem sofrer alterações em sua estrutura devido a inúmeros fatores pelos quais são expostos ou condicionados.

Frutas, legumes e verduras principalmente os que são vendidos em feiras, ficam expostos ao ar livre por um longo período e com isso podem ser prejudicados pela ação do clima, do tempo e também da manipulação do feirante e fregueses. São resíduos de saliva, insetos, poeiras e inúmeras bactérias. Esse problema ainda ocorre em todas as fases de produção dos alimentos, desde o local de plantio, uso de fertilizantes, colheita, transporte, armazenamento e etc.

Por causa disso, todos esses alimentos precisam ser higienizados corretamente antes de serem consumidos. Do contrário, podem gerar vários problemas de saúde, desde os mais simples, como desconfortos gastrointestinais, diarreias e vômitos, até as mais intensas como a contaminação química que acarreta alergias, intoxicações, doenças hepáticas e contaminação biológica que causa infecções e debilidade física provocadas por vírus, vermes.

A princípio, a água limpa é a melhor fórmula para realizar a higienização dos alimentos, mas não é suficiente, também é preciso estar com mãos e braços limpos para completar a eficiência da limpeza. Primeiramente retira-se os alimentos comprados da embalagem para iniciar a higienização utilizando água e hipoclorito de sódio ou seja água sanitária que seja de qualidade.

Os alimentos são lavados um por um apenas com água corrente e depois os mesmos são mergulhados em uma solução contendo 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária, deixando de molho por cerca de 5 a 20 minutos. Em seguida pode tanto retirar os alimentos e enxaguá-los ou mergulhar em solução com vinagre a 2% por um tempo de 5 minutos, isso servirá para retirar o cheiro e sabor de solução clorada.

Já higienizados os alimentos podem ser colocados em sacos limpos ou recipientes de plástico específicos para esse tipo de armazenamento. Se preferir, pode utilizar ainda escovas apropriadas para a lavagem de vegetais que são consumidos com a casca, como maça, pepino, pera e etc. Mas não se deve usar nenhum tipo de sabão ou detergente, esses produtos alteram os abor e as propriedades dos alimentos.

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Como higienizar os alimentos: Dicas e Produtos