Importância das vitaminas e sais minerais para a atividade física

Importância das vitaminas e sais minerais

Todos aqueles que fazem alguma atividade física mensalmente necessitam de vitaminas e sais minerais que os mantenham firmes para designar qualquer tipo de exercício. Esses mesmos nutrientes podem ser encontrados através de vários alimentos potencializadores da força.

Consumir diversos vegetais, frutas, sementes, proteínas e óleos é indispensável. Somente esses terão poder ativador de formar músculos e ainda trazer força para o desempenho das atividades. Além disso, fazem com que o corpo funcione perfeitamente, bem como o organismo.

Desencadeiam benefícios como:

  • Funcionamento do organismo
  • Reações metabólicas
  • Sistema imunológico
  • Rendimento de atletas e praticantes de exercício físico

Quando colocamos nosso corpo a prova de atividade física, o mesmo por si só realiza o aumento da produção de radicais livres. Esses são responsáveis por roubar nossos elétrons das células saudáveis. Essa é uma maneira inteligente que eles conseguem permanecer mais tempo no corpo.

Vitaminas e sais minerais são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e boa resposta a exercícios físicos.
Alimentação saudável (Foto: Reprodução)

O envelhecimento precoce, por exemplo, é um problema relacionado aos radicais livres. Quando não nos alimentamos corretamente e evitamos alimentos que beneficiam nosso corpo, essa “proteção” não acontece, o que desencadeia o envelhecimento antecipado.

O consumo diário desses nutrientes, também impede que o organismo fique deficiente e não ocorra lesões ou injúrias celulares. O consumo de sais minerais e vitaminas permite que a sua imunidade suba. Isso faz com que seu organismo fique imune às diversas doenças.

Quem costuma praticar atividade física ou até praticar um esporte em excessividade, precisa diariamente de um consumo maior de nutrientes e até suplementação, principalmente se este possui genética dispendiosa para o emagrecimento rápido. Quanto mais você pratica atividade física, mais precisará de nutrientes.

Quando ocorrer a deficiência de qualquer um desses nutrientes, seu corpo estará em deficit, ou seja, ao invés de potencializar músculos para atrair força e complementar seus exercícios, estará perdendo massa magra e diminuindo o desempenho na atividade praticada.

Nutricionistas afirmam que tudo é saudável se consumido de maneira correta e tudo aquilo (ainda que saudável) ingerido de maneira excessiva pode trazer problemas ao corpo, mesmo que esses sejam vitaminas e minerais. O equilíbrio é a quantidade certa!

Alimentos nutritivos

Vitamina A – Fígado de aves e animais, cenoura, brócolis, escarola.

Vitamina B1 – Cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja.

Vitamina B2 – Leite, carnes, verduras.

Vitamina B3 – Ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígado.

Vitamina B5 – Fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais.

Vitamina B6 – Carnes, frutas, verduras e cereais.

Vitamina B9 – Cogumelos, hortaliças verdes. 

Vitamina B12 – Fígado, carnes. 

Vitamina C – Laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga.

Vitamina D – Óleo de peixe, fígado, gema de ovos.

Vitamina E – Verduras, azeites e vegetais.

Vitamina K – Fígado e verduras. 

Uma boa dica para você que pratica exercícios físicos diariamente, é procurar alimentos ricos em vitamina C depois do treino. Isso porque a prática do mesmo pode fazer com que sua imunidade caia. Sucos de frutas cítricas e preparados são os mais recomendados.

Também faça um grande consumo de água, isso ajudará a repôr os níveis de hidratação no corpo. Indicamos que faça a ingestão entre 2 e 3 litros diariamente. Beba água antes, durante e depois de todos os seus exercícios físicos concentrados.


Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *