Acesse Saúde » Aeróbicos » Como emagrecer com caminhada e corrida

Como emagrecer com caminhada e corrida

Gosta de praticar exercícios ao ar livre? Então abuse dessa vantagem para perder alguns quilinhos! Acesse este artigo e veja como.

O ganho de peso vem se demonstrando alarmantemente na vida de milhares de pessoas e por essa razão, os processos de emagrecimento estão sendo bastante aderidos por públicos de todos os gêneros e faixas etárias no mundo.

Além da saúde, muitos desses indivíduos também se preocupam com a sua estética física, bem-estar e autoestima, o que os impulsionam ainda mais a querer possuir taxas equilibradas de IMC (Índice de Massa Corporal) – de acordo com suas características singulares e funcionamento do metabolismo.

Para conseguir atingir todos esses objetivos é essencial que uma boa alimentação seja dinamizada, assim como a prática de exercícios físicos regulares. As modalidades aeróbicas são as mais recomendadas, principalmente para os iniciantes e pessoas que estão muito acima do peso.

A corrida ajuda a emagrecer.

Corrida.
(Foto: Reprodução)

As caminhadas e corridas são os exercícios mais fáceis e práticos de realizar e ainda proporcionam resultados incríveis em pouco tempo. Sua efetuação pode ser articulada em academias, parques, ruas, centros esportivos, entre outras demais localidades.

Para as pessoas que desejam aderir esse estilo de treino com o foco em emagrecimento, o mais indicado é o intercalamento dos dois exercícios, ou seja, a manipulação da variação de caminhada e corrida em trechos curtos ou médios.

Esta prática é denominada pelos profissionais como treino intervalado ou caminhada alternada, pois altera ritmos fortes, moderados e fracos. Este processo estimula o organismo, fazendo com que ele perca gordura e metabolize o açúcar encontrado no corpo em forma de carboidrato.

Como fazer?

Não existe um modelo específico de quantidade de tempo e exercícios para ser efetuado, porque cada indivíduo irá elaborar o seu através da seguinte sequência:

  • Andar em ritmo moderado – caminhada padrão;
  • Correr em ritmo moderado;
  • Andar ou correr em ritmo forte.

Essa ordem deve ser seguida e repetida cronometradamente, com um minuto em cada modalidade de exercício, por exemplo. O tempo total do treino deve durar entre 10 à 40 minutos – quanto mais o período for menor, mais intenso deverão ser os exercícios e as intercalações de picos de esforços.

Dicas

* Este treino pode ser realizado na esteira ou na rua e para os iniciantes é primordial que um acompanhamento com um profissional seja dinamizado;

* A intensidade e frequência das variações vão depender das respostas dadas pelo corpo e é muito significativo que esse processo comece com tranquilidade, sem forçar a estrutura física, caso contrário, lesões poderão se apresentar em pouco tempo;

* É importante que bons tênis sejam utilizados para amortecer bem o atrito do corpo com o solo, com relevância nos treinos de rua, além de roupas leves e frescas.

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Como emagrecer com caminhada e corrida