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Tempo para recuperação muscular

Os exercícios físicos são altamente recomendados para ter uma vida saudável, mas é importante que o corpo descanse. Saiba detalhes sobre esse assunto aqui no Acesse Saúde!

Independente da intensidade da realização de um exercício, é indispensável que tenhamos um tempo específico para recuperação muscular. Todos que malham intensamente tem como principal objetivo a hipertrofia, mas poucos sabem que o não descanso dos músculos pode se tornar o contrário disso.

Quando não temos o tempo estipulado e necessário para que haja a recuperação de todos os músculos, facilmente tendemos a atrofiá-los. Isso significa que não obteremos crescimento com a malhação intensa, pelo contrário, o processo se interromperá.

Para que haja o resultado plenamente satisfatório, é indispensável que o aluno seja acompanhado por um profissional adequado da área de educação física. Qualquer tipo de erro com relação ao:

  • Descanso
  • Dieta
  • Musculação
  • Músculos

Pode ocasionar um resultado totalmente diferente do que era esperado.

Quanto tempo exatamente devo descansar?

Essa pergunta ainda é uma incógnita até mesmo para os mais renomados profissionais da área de hipertrofia. O tempo de recuperação deve ser dado de acordo com o estímulo fornecido ao exercício. Calma, você entenderá.

Os treinos intensos requerem descansos intensos.

Musculação (Foto: Reprodução)

Quando um corpo está em atividade física intensa começa a trabalhar cada ponto, fazendo com que haja um desgaste muito grande, que mais tarde, necessitará de descanso suficiente. Supomos que você fez uma corrida de 1 hora, isso significa que deverá ficar ao menos 12 horas em descanso muscular.

Exatamente por esse motivo, é recomendado que pessoas que possuem treinos pesados tenha uma rotina de treino + 1 dia de descanso. Em geral, o corpo precisa de 24 horas de descanso para novamente estar pronto à realização de uma atividade física.

É por isso que o mais indicado é realizar o processo de aeróbicos ou musculação todos os dias num mesmo período. Por exemplo, pessoas que costumam malhar pela manhã devem, sem dúvidas, evitar qualquer tipo de atividade física intensa nos períodos noturnos.

Supomos que seu treino diário é realizado ás seis horas da manhã, só que por algum motivo você não pôde comparecer e resolve ir no período da noite. No outro dia, ás seis da manhã (dependendo do seu treino) o corpo ainda não estará preparado para receber mais um dose de “perda de energia”.

Em alguns casos isso pode se tornar um problema, principalmente quando a rotina vira costume. Portanto, os especialistas orientam que busque um mesmo horário para realizar a atividade. Supondo que seu treino seja ás seis da manhã, você terá 24 horas de descanso para o novo treino e o desgaste corporal.

Tente, juntamente com o seu instrutor ou orientador, criar um plano de malhação diário que estipule os horários em que realizará seus esforços físicos. Não é recomendado (ainda que haja interesse no emagrecimento) que malhe mais de uma vez ao dia, exatamente para impedir que haja atrofiação por falta de descanso.

Além disso, é importante que mantenha uma dieta saudável e seja ativo. Também lembre-se de ter hábitos como beber bastante líquido diariamente e ter períodos de relaxamento. Filtre energias boas, seja uma pessoa feliz e foco no treino!

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