Acesse Saúde » Musculação » Qual o mais forte músculo do corpo humano

Qual o mais forte músculo do corpo humano

Entre as estruturas que formam o nosso corpo temos os músculos, esses executam diferentes funções, e possuem diferentes capacidades de força. No artigo a seguir confira qual, ou quais são os músculos mais fortes.

Músculos são estruturas formadas por tecidos musculares que tem por característica a contração e capacidade de executar movimentos ao sofrer estímulos nervosos, possibilitando mobilidade de partes do corpo, inclusive órgãos internos. Também corroboram com a produção de calor, com a forma anatômica do corpo.

Tipos de Músculos

Podemos encontrar três tipos de músculos em nosso corpo. O músculo liso, esse pode ser encontrado na íris do olho, bexiga, tubo digestivo, útero e na parede dos vasos sanguíneos, suas células apresentam apenas um núcleo e não possuem estriações, sua contração é involuntária e vagarosa. O tecido cardíaco pode ser encontrado na estrutura do miocárdio, estriado transversalmente possui células também com apenas um núcleo, contraem involuntariamente em um ritmo forte e compassado. O músculo esquelético suas funções primazes é a movimento e a resistência a força da gravitacional, possui estriações transversais e vários núcleos.

Cada músculo em nosso corpo apresenta peculiaridades próprias e função especificas, por esse motivo definir qual deles é o mais forte do corpo, pode acometer em uma escolha arbitrária, generalista e inverossimia. Então para uma investigação mais precisa devemos levar em consideração também de que tipo de força estamos falando, força elástica, força absoluta, força dinâmica ou força de resistência.

Glúteo Máximogluteomaximo

Num paralelo entre força e tamanho o glúteo máximo leva o título, as nádegas, como são mais conhecidos, são os maiores músculos do corpo e conseguem manter o tronco ereto, quando a pouca massa muscular nesse porção muscular o individuo fica com seu equilíbrio e estabilidade muito comprometidos.

Masseter

Masseter

Quando o assunto é a capacidade de exercer força sobre um objeto externo com certeza o título vai para o Masseter, o músculo da mandíbula. Este teve suas capacidades reconhecidas em 1986 quando Richard Hofmann entrou para Guinness Book ao conseguir segurar por dois segundos a força da mordida de 442 kg.

Útero

Muitos cientistas convencionam que os músculos mais potentes são aqueles utilizados nas contrações durante a prenhez e o parto, em especial o útero, este pode exercer uma força de até 400 N em cada contração. No entanto, a utilização dessa musculatura é bastante esporádica e interage também com fatores hormonais atípicos, levando assim a muito o desconsiderarem como o mais robusto.

Miocárdiomiocardio

Em relação a resistência o coração é incomparável, este tem a capacidade de trabalhar initerruptamente desde o nascimento até a morte do indivíduo, sem nenhum tipo de descanso, ele realiza o bobeiamento sanguíneo para que ele circule pelo corpo, estima-se que diariamente passe pelo miocárdio cerca de 9450 litros de sangue.

GastrocnêmioGastrocnêmio

O Gastrocnêmio está localizado na panturrilha e é ele que consegue manter-nos em pê, correr, saltar e executar uma série de outras ações motoras. Entre os músculos mais poderosos ainda podemos citar a língua por sua versatilidade e os músculos dos olhos.

Cada um desses músculos operam de forma especifica para um funcionamento pleno de todo o corpo. E cada um pode ter uma força maior em algum parâmetro, a escolha do título, portanto, depende de que tipo de abordagem você está fazendo.

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Qual o mais forte músculo do corpo humano