Acesse Saúde » Musculação » Pilates aparelhos: Como usar e benefícios

Pilates aparelhos: Como usar e benefícios

Entenda como funciona o PILATES e seus aparelhos usados. Veja os exercícios e benefícios dessa técnica. Lista de aparelhos para Pilates.

O pilates define-se como um método de alongamento caracterizado como exercício físico que se utiliza o próprio peso do corpo para realizar diferentes movimentos. Essa técnica de reeducação e utilidade dos movimentos corporais, auxilia de maneira profunda a melhora de condição física a partir da anatomia humana.

Benefícios do Pilates

Entre os seus benefícios estão, a capacidade em restabelecer e/ou aumentar aflexibilidade dos músculos, bem como ajudar a equilibrar a sua força. Também contribui para o melhoramento da postura e da respiração, melhora o condicionamento físico, e ajuda na perda de medidas resultantes do acúmulo de gordura localizada.

A atividade física deve ser feita três vezes por semana, com sessões de uma hora de duração. A mudanças no corpo já podem ser observadas nas primeiras semanas. Por ser um exercício calmo e objetivo, quem pratica pilates adquire uma série de benefícios, além dos físicos, que estão a diminuição da barriga, articulações mais flexíveis, melhor coordenação e um aumento do equilíbrio emocional.

Movimentos aplicados no Pilates

Os movimentos são trabalhados de dentro para fora do corpo, deixando o corpo saudável, harmonioso e bonito. Além de utilizar o próprio corpo, nas aulas de pilates também há associação com aparelhos específicos para a atividade. Cada qual apresenta uma maior facilidade e eficiência dos movimentos.

Entre os aparelhos mais utilizados nas sessões de pilates:

Wunda chair – Possui pedais separados e ao ser fixados por um bastão, transformam-se em um único pedal. Ideal para o exercício de hiper-extensão e alongamento da coluna, ainda trabalha a área peitoral, reforça a musculatura e flexibilidade do abdômen, braços e pernas.

Reformer – Possui o formato de uma cama composta por um carrinho deslizante. Ajuda a desenvolver braços, pernas e corrige a postura trabalhando a coluna e uma grande variedade de exercícios feitos nas posições de deitado, sentado, de joelhos ou em pé.

Cadillac – É semelhante a uma cama ou maca, composta de molas, trapézio. É eficiente para corrigir desequilíbrios musculares e estabilizar as articulações, muito utilizado para os exercícios aéreos.

Barril – Pequeno aparelho com degraus dispostos. Contribui para o relaxamento e tonificação muscular e o desenvolvimento de braços e pernas, além de massagear a parte inferior das costas.

Wall Unit – Esse aparelho é semelhante a um trapézio sem as barras na altura. Muito eficaz para o tratamento postural e reabilitação do condicionamento físico, poendo ainda ter a intensidade regulada de acordo com o nível dos exercícios.

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Pilates aparelhos: Como usar e benefícios