Acesse Saúde » Musculação » O que é catabolizar?

O que é catabolizar?

Você sabe o que é catabolizar? Não? Tenha maiores informações sobre o assunto no decorrer deste artigo e descubra o que pode ser feito para evitar o problema.

O que é catabolizar?

 Todo mundo sabe da necessidade do corpo humano receber energia e utilizá-la nas tarefas mais simples e comuns do dia-a-dia. Essa mesma energia é encontrada principalmente nos alimentos. O catabolismo é o processo de não receber energia suficiente ou gastar mais do que consome. Quando isso acontece, o corpo procura essa energia na força dos músculos.

Em miúdos, é como se você não produzisse energia suficiente através da alimentação, fazendo com que seu corpo tenha a necessidade de buscar outros meios de utilização enérgica. Entrando a partir daí, os músculos como principais fontes, destruindo-os e quebrando-os para a retirada de energia para o corpo no geral.

Automaticamente ocorre o “quebramento” de todos os músculos que demoramos horas e dias para conseguir.

Dentre os motivos mais comuns de catabolização teremos:

  • Má alimentação
  • Descanso insuficiente
  • Estresse excessivo
Para se manter livre de doenças, invista em um estilo de vida saudável.

Saúde do corpo (Foto: Reprodução)

É preciso que você tome algumas medidas necessárias para evitar que esse problema seja decorrente. Os casos são muito comuns em pessoas que exageram na atividade física regular e acabam por esquecer-se de que a alimentação é responsável por cerca de 70% dos resultados, seja para ganho ou perda de peso.

1° – O primeiro passo para impedir que isso ocorra é investir nas doses de proteínas e carboidratos. Esses tipos são os mais recomendados para aumentar os níveis de energia no corpo. Foque principalmente nas refeições básicas  como café da manhã, almoço e jantar. Também aquelas que antecedem e que sucedem o treino. Faça no mínimo 5 refeições por dia.

 – Dormir. Não parece que esse ato é tão importante, MAS É! Descansar o corpo após o treino é  fundamental para chegar onde deseja. Não adianta pensar que “fazer mais” é o mais indicado. Todo corpo precisa de doses corretas de descanso para funcionar perfeitamente, com o seu não é diferente.

 – O estresse é um mal extremamente sério. Apesar de ser silencioso, é agravante ao corpo e pode se transformar em distúrbios psicológicos muito maiores do que podemos imaginar. Portanto, aos finais de semana tenha o costume de fazer atividades que lhe proporcionem prazer e relaxamento do corpo.

Para impedir o problema, tenha uma rotina e um estilo de vida saudável. Ao contrário do catabolismo existe o chamado anabolismo, que não tem necessariamente nada a ver com o uso de anabolizantes (o que muita gente pensa). Tenha também visitas periódicas ao médico para saber mais sobre sua saúde geral.

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: O que é catabolizar?