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Gordura da carne faz bem

A carne vermelha bem suculenta é um deleite para nosso paladar. Mas, devido as autas porcentagens de gordura saturada que esse alimento carrega, passou a ser vista com maus olhos pelas pessoas. A seguir veja a importância da carne e como consumi-la sem prejudicar a saúde.

Atualmente grande parte das pessoas estão muito preocupadas principalmente com a aparência e também com a saúde, sabem que para ter bons resultados nesses dois aspectos é preciso cuidar principalmente da alimentação. Devido as informações sobre lipídios serem os grandes vilões do corpo sarado, isso acabou por fazer muitas pessoas passarem longe das churrascarias, temendo as famosas gorduras saturadas.

A Carne Vermelha

O fato da carne vermelha tem auto teor de gordura saturadas, fez com que o alimento desaparecesse de muitas dietas. Um erro, para quem não sabe os lipídios devem ocupar 20% da nossa ingestão diária de alimentos, e são responsáveis por uma série de funções dentro do nosso organismo, como metabolização de alguns alimentos, transporte de vitaminas e sensação de saciedade. São consideradas as fontes de energia mais eficientes do nosso corpo e quando consumidas racionalmente contribuem inclusive para a aceleração metabólica.

Fica claro com isso que nosso corpo precisa de gordura, no entanto, devemos dar preferência as gorduras insaturadas, essas advindas em sua maioria de vegetais, ricas em HDL, o famoso colesterol bom, que ajuda na redução dos triglicérides, pressão arterial e o colesterol ruim, o LDL.

gordura na carne vermelha

Gordura da carne vermelha

Já a gordura contida nas carnes vermelhas denominada saturada, não é tão benevolente assim ao nossa saúde, e quando consumida em excesso, aumenta o risco de problemas cardiovasculares e arteriais. Porem as carnes possui alto grau de importância em nosso cardápio, pois é rica em vitaminas do complexo B, creatina, ferro, potássio, sódio, zinco, magnésio, além de ser fonte proteica. Chegamos assim a um dilema, como comer a carne e não prejudicar nossa saúde?

O HDL consegue combater o colesterol ruim, por isso se você tiver um dieta em que as gorduras insaturadas tenham consumo preferêncial em relação a saturada, níveis de LDL serão baixos. Permitindo que você não perca mais o churrasco com os amigos. Entretanto, cuido com os exageros e com as cortes muito gordos, tente retirar a gordura excessiva da carne antes de prepará-la para o consumo.

Um dos problemas que fazem com que a carne dos animais tenham o percentual de gordura muito alto está no campo, na forma com esses são tratados. Na criação intensiva, os bovinos recebem uma quantidade excessiva de alimentos para que subam rapidamente de peso, o que reverbera na fomentação do que é conhecido como marmoreio, que é a presença de gordura intramuscular na carne. Felizmente no Brasil, a maioria pastoreio é realizado extensivamente, ou seja, os criação vive solta nos pastos e ganha peso paulatinamente.

Dicas

Dica importante que pode te ajudar a consumir carne vermelha mais magra. Alguns cortes tem um acúmulo de gordura substancialmente menor, dessas podemos elencar a maminha, coxão duro, alcatra, lagarto, filé mágnon, patinho, entre outras. As demais consuma com menor frequência.

Outras Dicas

      

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