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Fortalecimento do joelho para corrida

Correr é uma das atividades mais comuns em todo o mundo, além disso é muito eficaz no emagrecimento e na melhoria de vida. Contudo, é importante que você tenha ciência da necessidade do fortalecimento na área dos joelhos. Saiba mais neste artigo.

Joelho

Ao iniciar uma atividade física, é comum que algumas pessoas sintam dores e até mesmo desconfortos durante certo período. Contudo, quando isso ocorre quando o corpo já está acostumado aos mesmos. É hora de rever alguns alongamentos e até praticar exercícios de fortalecimento.

Os joelhos (por possuírem boa parte do nosso peso) tendem a ser os que mais apresentam problemas. O mal jeito, o forçamento indevido e até a prática de correr pode trazer malefícios. É por isso que, basicamente, o primeiro passo para evitar esse problema é alongar perfeitamente as áreas das pernas.

É importante ficar atento, pois essa é uma área indispensável no corpo para quem costuma praticar esportes. Reforça-la é indispensável, até mesmo para que haja uma melhora no desenvolvimento da atividade (correr). Evite os problemas, fortalecendo seus joelhos.

Fortalecimento para corrida

O agachamento é um dos exercícios fortalecedores dos joelhos

Pelo menos 20 minutos de alongamento deve ser feito antes de qualquer atividade física. Essa prática evita qualquer tipo de lesão. (foto: reprodução)

Para fortalecer essas áreas, é necessário (como dito acima) o alongamento. Antes de qualquer atividade física passe pelo menos cerca de 20 minutos se alongando calmamente, esticando todas as áreas do corpo. Assim também irá melhorar a circulação do sangue.

O agachamento (foto ao lado), embora pareça uma prática comum, é um importante ativador de reforço nas pernas. Quando ficamos de pé, as costas se posicionam de maneira reta, ao descer você forçará os joelhos, permitindo que a prática excessiva os mantenham fortes durante uma eventual corrida. Todo o movimento deve ser feito com o braço esticado.

As flexões inferiores, embora pouco faladas, são indicadas para quem corre com frequência e não deseja apresentar problemas relacionados a saúde das pernas. O movimento deve ser feito deitado no chão (barriga para cima), logo após deve levar a perna de encontro ao peito. Repetidas sessões.

Há também um exercício de fortalecimento feito com as pernas abertas verticalmente, com uma na frente e outra atrás, mantenha a principal (qual estiver fazendo primeiro) forçada para frente com o apoio da que está atrás. Com um bom posicionamento, force até que sua ponta do pé frontal esteja deitada. Repita a sessão com ambas as pernas.

Os joelhos também se fortalecerão naturalmente se você praticar atividade física, é por isso que quando iniciar não deixe de prolongar por toda a vida. O exercício é importante para saúde, melhora o condicionamento físico e traz qualidade de vida, retardando o envelhecimento.

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