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Formas de alongamento e aquecimento

Você já sabe qual é a importância do alongamento e do aquecimento antes do treino? Descubra agora para não errar mais nessa etapa tão importante.

O alongamento e o aquecimento do corpo antes da atividade física é extremamente importante. Isso devido a vários fatores corporais, bem como a preparação dos músculos para o recebimento de atividade física intensa. Deixando-o em ponto para que não ocorra efeitos colaterais maléficos.

Por exemplo: Suponhamos que você pule a parte do alongamento + aquecimento e vá diretamente à musculação. Naturalmente, seu corpo reclamará, já que não estava esperando tal atividade. Quando há ambas formas de preparo, o cérebro logo identifica e prepara-o para a carga que já costuma usar.

Pré-treino

Muita gente fica em dúvida sobre a real veracidade com relação ao alongamento + aquecimento antes do treino. Além de fazer o preparo correto para o seu corpo, ele ajuda a abrir a musculatura para o recebimento do exercício físico. Dessa forma, será muito mais fácil evitar lesões e relacionados.

Pós treino

Da mesma maneira, o alongamento + aquecimento pós treino indica que o corpo entrará em processo de descanso (geralmente ocorrido em 24 horas ou 1 dia), esses mesmos métodos podem ser eficientes também no combate a possíveis lesões e ajuda a equilibrar o corpo para o descanso.

Formas de alongamento

Alongamento é uma sucessão de “exercícios físicos” que permitem esticar a musculatura. O processo é importante para o preparo do corpo (como já dito) e também para a melhoria da prática do exercício físico. Geralmente são ensinados em escolas (aulas de educação física), academias e outros ambientes relacionados a atividade física ou bem estar.

  • Panturrilha empurrando a parede
  • Parte anterior da perna (estilo jogador de futebol)
  • Parte posterior da perna com as pernas afastadas
  • Peitoral no batente da porta
  • Bíceps com a mão esticada na parede
  • Ombros com braço cruzando à frente do tórax
  • Tríceps com cotovelo atrás da cabeça

Exemplos comuns (principalmente antes das aulas de ioga):

Formas fáceis de alongar-se antes do treino.

Alongamento (Foto: Reprodução)

Formas de aquecimento

O aquecimento, por sua vez, é também o processo de preparo do corpo (com exercício físico) para o recebimento de um exercício mais pesado. Por exemplo, é comum que ao chegar na academia, antes de mais nada você se alongue e logo depois vá praticar um exercício aeróbico.

Mas… Por quê?

A resposta para essa pergunta é muito simples. Necessariamente nessa ordem alongamento + aquecimento, você acaba transformando o estado do seu corpo, consequentemente o metabolismo. Quem malha pela manhã, o organismo ainda “dorme”, quem malha pela tarde ou noite o organismo tende a estar “parado”. Então, ative-o.

O costume de praticar atividade física, ajuda a fazer com que seu corpo comece a trabalhar para o esforço físico exatamente no mesmo horário que está “programado”, mas da mesma forma é indispensável que haja o aquecimento, já que ele também é determinante no aparecimento de lesões ou demais problemas.

  • Corrida leve
  • Caminhada
  • Ciclismo
  • Aeróbicos em geral

Qualquer um destes faz o processo de preparação de que tanto falamos no decorrer deste artigo. É também interesse que durante a prática de corrida leve ou caminhada, você faça movimentos com pescoço, ombros, cotovelos, quadril, joelhos e tornozelos, faça a rotação em continuidade com o processo.

Dessa forma, em pouco tempo (estima-se que 10 à 20 minutos) a musculatura já estará apta a prática de maiores intensidades físicas. Basta ter um pouco de paciência e muita disposição. Não deixe de realizar o alongamento, nem o aquecimento, eles protegem sua saúde muscular.

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