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Fome emocional, como controlar?

Você sabia que o estresse diário tem poder de nos fazer comer compulsivamente e descontroladamente? Entenda mais sobre este assunto aqui no Acesse Saúde!

Fome emocional

Para começar, você sabe o que é fome emocional? Não? Fome emocional é onde há o exagero, apenas para suprimos o que sentimos em relação a estado emocional. O ato de comer compulsivamente se torna totalmente irracional, você não percebe quando já está em frente a TV ou ao computador comendo como se nunca tivesse comido nada antes.

O que se sabe até então é que tudo depende do alimento que come. Não necessariamente do período como sempre imaginamos, mas sim do que fora consumido anteriormente. Dentre os motivos que decorrem tal fome, estão:

  • Solidão
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Sentimento de culpa ou de vazio

Quem sofre com o problema tem crises rápidas que duram entre 3 à 8 minutos. Apesar de serem períodos curtos, os estragos a longo prazo são catastróficos. Eles impedem que a pessoa consiga perder ou manter seu peso. As mulheres que estão mais propensas a desenvolver o problema são as:

Comer compulsivamente é um ato de descarga das emoções.

Comer compulsivamente (Foto: Reprodução)

  • Perfeccionistas
  • Inseguras
  • Depressivas
  • Ansiosas
  • Muito preocupadas com o corpo

O problema só deve ser agravante quando começa a afetar os níveis de entendimento entre uma coisa e outra, ou seja, pessoas que costumam ser 8 ou 80, são as mais indicadas a procurar um tratamento psicológico adequado. Somente um profissional terá capacidade de ajudá-la a mudar realmente de vida.

A fome exagerada no período noturno

Se a fome bater compulsivamente no período da noite, que tal procurar fazer alguma coisa que lhe dê prazer tanto quanto a comida? É interessante que opte por atividades físicas como dançar, fazer uma caminhada ou até mesmo tocar um instrumento musical. Qualquer coisa que lhe tire dessa angustia.

Organização

Se você quer realmente começar a comer menos, tenha o senso de ser uma pessoa organizada com os seus horários e principalmente com  alimentação. O seu tempo tem que ser perfeito e divido igualmente entre todas as atividades que deseja desenvolver ao longo do dia, principalmente em relação em ir à academia.

Quem não adora massas?

Todo mundo tem uma quedinha por macarrão incrementado com um milhão de coisinhas super gordas. Você pode trocar todos esses carboidratos viciantes pelos integrais ou por vegetais que dão a mesma sensação de saciedade como a cenoura e brócolis cozidos.

E quando eu me sentir sozinha?

Muita gente faz ligação de satisfação com a comida devido ao falso “preenchimento do vazio”. Aprenda a se equilibrar e chorar ao invés de comer, entenda que esses momentos são comuns na vida e que todos precisam aprender lidar com cada um deles. Assim você amadurecerá e evitará sair da sua dieta.

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