Acesse Saúde » Musculação » Definição muscular das costas

Definição muscular das costas

A musculatura das costas é uma das areas mais complexas do corpo e que merece muita atenção dos marombeiros que pretendem conquistar uma maior densidade e volume corporal. No artigo a seguir descubra como dar um pump no seu treino de costas.

As costas guardam 70% de toda a massa muscular da parte superior do nosso corpo, abrangendo a região que vai das nádegas até o pescoço. Formada por uma série de grupos musculares – trapézio, rombóide, eretores, lombar e dorsal – que muita vezes são esquecidos ou negligênciados pelos praticantes de musculação, inclusive por muitos culturistas.

É comum ver nas acadêmias a maioria dos indivíduos dando uma atenção descomunal aos bíceps e ao peito, voltando de forma erróneas quase todo o seu esforços para esses locais. Mas por que não dar enfoque a parte do corpo que mais contem músculos? São vários os motivos que corroboram para o esquecimento das costas, entre os principais, o fato dessa não estar no campo de visão da pessoa, o desconhecimento quase que geral da importância das costas e por último a dificuldade e o desgaste que um treino bem construído desses músculos causam no corpo.

Esses motivos porem não são justificativas e marombeiro de verdade sabe que para ficar realmente grande e definido precisa exponencialmente trabalhar as costas. Nesse âmbito tentaremos resumir de forma sucinta com definir esse complexo muscular e demonstrar alguns dos erros mais frequentes que dificultam o desenvolvimento.

Como desenvolver as costas

Músculos das costas

Fonte da Imagem: Revista Mensch
URL: http://revista-mensch.blogspot.com.br/2011_08_17_archive.html

Para conseguir as costas largas com aquele aspecto em “ V ” quando vista de trás é preciso primeiramente ampliar as amplitudes dos movimentos e saiba escolher os exercícios certos. Não existe nenhuma técnica ou aparelho milagroso para o desenvolvimento das costas, os movimentos essenciais, por incrível que pareça, são aqueles que você vê a grande maioria das pessoas executando, puxadas verticais (frente/nuca), puxadas horizontais, levantamento terra e elevação lateral.

As puxadas verticais focaram a dorsal, principal grupo muscular a ser trabalhado para quem deseja as costas bem delineadas. Já as puxadas horizontais além pegarem um pouco de dorsal, trabalha com maior relevância a área média-superior. O levantamento terra é essencial, ele consegue recrutar de uma forma concentrada todos os músculo das costas, e por isso deve estear todo os treinamentos. As elevações são responsáveis por desenvolver o trapézio, que muitas vezes é desconsiderado como parte das costas.

Segundos a grande maioria dos fisiculturistas, para conseguir as costas largas precisamos realizar as puxadas verticais mais abertas possível e é claro com uma boa sobrecarga. Entretanto, mais importante que o peso é a execução, tentar forçar nas ultimas sequências e fugir um pouco da mecânica do movimento é normal, mas se você começa e termina errado, não se desenvolverá com espera e corre o risco de ganhar apenas uma lesão, mas isso é assunto para o nosso segundo tópico.

Erros mais frequentes nos treinos de costas

Muitas marombeiros culpam suas genética pelo não desenvolvimento da musculatura das costas, apenas uma desculpa para não assumir que realiza um treino precário. Mas, muitos argumentaram que fazem esses exercícios que sitamos, a pergunta é, será que fazem corretamente?

Isso nos obriga a retomar nossa discussão sobre a execução.Dois dos erros mais comuns está em inclinar-se em excesso para trás e puxar com força excessiva o peso, isso é um sinal que a peso de mais, e você não está concentrando o exercício. Diminua a carga, assim como a velocidade dos movimentos, tente buscar o máximo de precisão e logo sentirá resultados mais animadores.

É importante também seguir uma mesma rotina de exercícios durante um certo tempo e caso você não esteja conseguindo a densidade esperada volte aos exercícios básicos. Alternar treinos é importante, para gerar novos estímulos na musculatura, mas muita mudança acaba por não dar tempo para que o processo de crescimento se cumpra.

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Definição muscular das costas