Acesse Saúde » Aeróbicos » Como medir as medidas do corpo?

Como medir as medidas do corpo?

Você precisa muito tirar as medidas e não sabe exatamente como fazer isso? Nós ensinaremos! Acompanhe orientações de como tirar suas medidas em casa no decorrer desta matéria.

Para saber exatamente quais são as suas medidas, é importante entender que existem lugares corretos a serem medidos. O primeiro passo consiste na marcação de cada lugar. Sabendo quais são eles, será mais fácil entender quais os pontos que definem a circunferência do seu corpo, facilitando até mesmo o controle do processo de perda/ganho.

Há especificamente 10 pontos corretos que definirão a sua modelagem, esses são:

  • Tórax ou Busto
  • Cintura
  • Quadril
  • Braço
  • Pescoço
  • Coxa
  • Altura do ombro a cintura
  • Altura do ombro a cintura (costas)
  • Altura da cintura ao joelho (costas)
  • Panturrilhas

Mas saber quais são os pontos não resolve totalmente o nosso problema, já que nesse caso estamos procurando números precisos. É por isso que até nesses locais existem o ponto certo de medir. Quando você o descobre, facilita todo o trabalho e com o tempo, pode até se acostumar sem precisar de uma “cola” na hora de tirar as medidas novamente.

Vamos aos pontos corretos:

Busto – Sempre faça a medição na altura onde estão os mamilos.

Tórax – O tórax precisa ser medido precisamente onde está a dobra abaixo das axilas.

Tire suas medidas com precisão!

Medidas (Foto: Reprodução)

Braços – Há dois tipos de medição nos braços, contraídos e relaxados. Meça o braço um palmo abaixo do ombro, das duas formas, em contração e relaxado.

Cintura – A medida da cintura dependerá do sexo, nas mulheres ela se localizada um palmo (da mão feminina) abaixo dos mamilos dos seios. Enquanto isso, os homens possuem cintura um palmo fechado (masculino) abaixo do umbigo.

Abdômen – O abdômen se localiza entre duas regiões, a do umbigo e a dos ossos do quadril. Organize os pontos da fita entre o meio.

Quadril – Todo quadril, seja do corpo feminino ou masculino possui um osso que limita sua região. Procure-o e meça por ele.

Coxas – As coxas masculinas podem ser contadas em 20 centímetros abaixo do quadril. Enquanto para as mulheres, a contagem pode ser feita em um palmo abaixo do início da virilha.

Panturrilhas – Para encontrar a medição das panturrilhas é muito simples. Basta procurar o meio da perna entre joelho e calcanhar.

Dicas importantes

Você jamais conseguirá se medir totalmente sozinha. Além da fita métrica condizente e de acordo com seu tamanho, será necessário que peça ajuda a alguém (ainda que essa pessoa não tenha experiência), pois existem alguns pontos nas áreas traseiras do corpo onde a fita deve ser posicionada corretamente.

Se você não tem ajuda, ficará ainda mais difícil ter medidas exatas. Uma boa dica é pagar pelo serviço, as academias de ginástica disponibilizam o serviço de medidas do corpo por um valor referente a R$20. A medição deve ser feita cerca de 2 em 2 meses, ou de 1 em 1 para quem possui treinos intensos e dieta regrada (já que os resultados virão mais rápido).

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Como medir as medidas do corpo?