Como fortalecer o joelho com artrose?

Os joelhos são uma das partes que mais levam impactos diariamente. Para que a artrose não seja desenvolvida ou para que os quadros da doença melhorem é indicado que o paciente mantenha um treino de exercícios que podem fazer toda a diferença.

Eles são capazes de causar o fortalecimento dessa região e melhorar as condições do problema. Estima-se que o tempo correto para a prática seja de, ao menos, 3 vezes por semana com séries de 20 repetições. Lembrando da importância do minuto de descanso.

Os exercícios costumam ser prescritos por um terapeuta, de forma que atenda de preferência a sua necessidade em específico, contudo denotaremos abaixo os mais comuns:

Exercícios de pilates

Os exercícios de pilates são interessantes por um motivo simples: eles pressionam impacto sobre a região dos joelhos, utilizando alguns materiais auxiliadores como a bola ou pesos moderados. As atividades consistem especialmente em deitar sobre o chão (com o uso do colchonete), posicionar as mãos ao lado do corpo e elevar a região do glúteo.

Exercício para ser feito em casa

Também com o auxílio de um colchonete você deve se deitar sobre o chão, esticar uma perna e elevar vagarosamente a outra (lembrando que deve ser de pouca altura). Repita o exercício com ambas as pernas, recomendado 3 sessões de 20 repetições cada.

Você também poderá se sentar sobre o colchonete, posicionar ambas as mãos ao lado do corpo e flexionar apenas uma perna. Com a outra estique o máximo que puder fazendo pressão com os joelhos para baixo. Repita o processo 3 vezes de 20 com as duas pernas.

Exercícios não recomendados 

  • Corrida
  • Step
  • Musculação
  • Lutas marciais
  • Salto com vara

De forma alguma opte por algum desses, eles causam impacto excessivo na região do joelho e costumam ser agravantes.

Os joelhos precisam de cuidados.;
Joelhos (Foto: Reprodução)
Créditos da imagem: http://amadurecendocomsaude.blogspot.com/

Exercícios leves recomendados

  • Caminhada
  • Ciclismo

Ambos melhoram o funcionamento das regiões do joelho, isso porque fortalecem sem causar nenhum tipo de pressão sobre essa área. Também são recomendados para pessoas que possuem artrose e estão acima do peso.

Observações

As recomendações aqui descritas não fazem substituições da consulta a um especialista. É possível que sua lesão seja gravíssima e não permita a prática de nenhuma dessas atividades, por isso, procure seu médico e peça orientações precisas de acordo com o seu caso.

Quanto mais há o fortalecimento da região do joelho, menos será necessário a efetuação da cirurgia. Se possível, converse com um profissional instrutor na área de educação física e peça para que faça a montagem de um treino adequado. Em pouco tempo terá joelhos mais fortalecidos.

Benefícios dos exercícios

  • Fortalecimento do joelho
  • Aumento da densidade óssea
  • Diminuição da dor

Quando não houver reclamações quanto as dores, os níveis de intensidade poderão ser mais elevados. De qualquer forma, esteja sempre mantendo contato com seu médico. Um profissional é quem determinará suas necessidades. Esse texto não faz substituição de orientações clínicas.


Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *