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Como diminuir a insulina do corpo?

Entenda como funciona os níveis de insulina no corpo, como eles podem agir e como diminuí-los. Acompanhe outras informações sobre o assunto no decorrer desta matéria.

Como diminuir a insulina do corpo?

A insulina é uma substância produzida pelo pâncreas que tem como principal objetivo controlar os níveis de açúcar que chegam até o sangue. Quando há excesso de produção desse hormônio, há também a parada de geração de energia, dando ainda mais eficiência para formação de gordura localizada, aqueles terríveis pneuzinhos que costumamos reclamar tanto.

Quanto mais gordura armazenada no seu corpo, maior o risco de desenvolver doenças do coração, mau funcionamento do aparelho digestivo, aumento de peso e consequentemente obesidade, cansaço, fadiga e muitas outras doenças que impedem que seu corpo funcione de maneira adequada. Você também tende a ter menos disposição.

 Porque controlar?

Controlar os níveis de insulina ajuda a evitar todas as doenças e problemas citados acima, você se torna alguém mais saudável e fica mais fácil manter um estilo de vida de qualidade.

 Como diminuir?

A diminuição dos níveis de insulina do corpo só pode ser feita com tempo. É por isso que a melhor maneira de evitar eventualidades negativas que ela provoca é fazer a prevenção. Invista sempre em alimentos que são ricos em proteínas, evitando assim os carboidratos.

O único meio de manter os níveis de insulina baixos.

Alimentação saudável (Foto: Reprodução)

Carboidratos estão geralmente em alimentos massudos, como por exemplo o arroz, pão, bolos ou qualquer outro tipo de alimento preparado na farinha de trigo, entre outros. Eles produzem insulina, o que acaba por ser totalmente contrário a necessidade de quem deseja fazer a diminuição dos níveis.

Em casos de emergências, o mais indicado é que procure um médico na área de endocrinologia. Ao menos durante a semana corrente de dias úteis, é indicado que tenha uma dieta balanceada com a ingestão de carboidratos simples, presentes em alimentos como:

  • Alimentos integrais
  • Lentilhas
  • Maçãs
  • Quinoa
  • Feijão
  • Ervilhas
  • Aveia
  • Granola
  • Centeio
  • Batata doce
  • Gelatina
  • Mel
  • Milho

E também invista nas proteínas, presentes em alimentos como:

  • Frango
  • Carnes bovinas
  • Carnes suínas
  • Salsicha
  • Leite
  • Ovos
  • Queijo
  • Iogurtes
  • Presunto

Indispensável também que haja a atividade física regular impedindo o sedentarismo. Já que você estará investindo em uma alimentação rica em nutrientes responsáveis pelo aumento de massa muscular magra, cuide-se. Quando não há o acompanhamento de exercícios físicos e a queima de gordura (principalmente obtida através de aeróbicos), inevitavelmente ocorrerá também o aumento de peso e o acumulo de gordura, ainda que menor.

As quantidades consumidas também tem papel importante. Faça refeições diárias até 6 vezes, com porções iguais e correspondentes a seu tipo de corpo, tamanho e peso. O ideal é que procure um médico nutricionista para que haja orientação.

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