Acesse Saúde » Alimentação e Suplementos » Ácido Lático Muscular

Ácido Lático Muscular

O ácido láctico é desconhecido por muita gente, mas pode ser encontrado em diversos alimentos e produtos. Veja isso é muito mais, na matéria a seguir.

Para que se possa compreender o ácido lático dentro da ação muscular é necessário antes saber o que ele é, e como foi produzido. Então, vamos prestar bastante atenção na sua formação biológica, para que mais a frente, se possa compreender perfeitamente do que estamos falando.

O Ácido Lático, nada mais é do que um ácido orgânico, cujo a sua fórmula química é composta por  C3 H6 O3, à sua cor é cristalina e o seu sabor, pode-se dizer que é suave, porém salino e ele pode ser solúvel na água. E assim, como as de mais pesquisas desse gênero, o lático, foi descoberto, pelo químico Carl Wiheln Scheele, nos meados do século XVIII, enquanto fazia pesquisas, sobre o leite talhado.

Composição Química- Foto Reprodução

Composição Química

Produção X Benefícios X Malefícios

Ele pode ser produzido biologicamente pela fermentação da lactose, mas também pode ser fabricado pela fermentação de hexoses de leite, milho ou ainda pelo melaço. Mas a sua produção, não para por aí, além de ser produzido por essas propriedades, estudiosos descobriram, que ele pode ser obtido por meio de laboratório . Incrível, não é?!

Daí, vem você é nos pergunta: Mas além desses meios, eu consigo obter ele por meio de algum alimento? Sim, consegue!

Ele também é encontrado, no: leite coalhado, nos sucos de diversas carnes e no corpo de alguns animais e plantas. Então, pode-se dizer, que a quase todo momento, podemos estar em contato com o ácido lático.

E, é devido a essas inúmeras possibilidades de produção, que a industria alimentícia o aderiu ele em vários produtos, fazendo assim, com que ele esteja mais presente no corpo do ser humano. O que por sua vez é bom, pois a sua oxidação gera energia. O que acaba fazendo, com que, várias células o escolham como fonte principal de energia.

* Um bom exemplo disso, são as células cardíacas e as musculares. 

Mas, os seus benefícios, não param por ai. Ele possui em sua composição a propriedade umectante, o que acaba propiciando a pele uma retenção maior de água, a hidratação e o clareamento. E além disso, ele haje também, como: rejuvenescedor , antisséptico, inibidor de rugas e promotor de elasticidade de fibras. O que por sua vez é muito bom, para quem malha, pois assim, o corpo ganha mais elasticidade, sem quebrar nenhuma fibra.

Dores Musculares- Foto Reprodução

Dores Musculares- Foto Reprodução

Enfim, a única coisa de ruim, que se encontra facilmente nele, são os sintomas, pois quando ele é gerado em excesso, tende a dar no corpo humano dores musculares e cansaço.

Como eliminar o ácido lático

E para que esses sintomas sumam é necessário, urinar ou transpirar, fazendo isso, eles param e o corpo volta ao normal. 

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Ácido Lático Muscular