Corpo estilo panicat, tenha o seu!

Ter um corpo bonito deixou de ser apenas uma vaidade e se tornou, principalmente, uma forma eficaz de manter-se saudável. Pessoas que malham e possuem uma alimentação regrada desenvolvem melhor suas respectivas musculaturas e tornam real o sonho de ter um corpo belo e sadio.

A verdade é que essa conquista não se dá do dia para a noite, muito pelo contrário. O trabalho ao todo exige um período prolongado de esforço e dedicação, principalmente quando tratamos de alimentação. Somente essa estimulação será capaz de lhe trazer o corpo perfeito.

Um ponto interessante é, antes de mais nada, saber qual é o seu objetivo. Lembrando que a formação corporal de cada mulher é diferente, algumas possuem mais quadril e menos circunferência na região dos seios, enquanto outras, preferencialmente, são mais “larguinhas” em cima e “fininhas” em baixo.

Tudo isso quer dizer que, o seu corpo é SÓ SEU e a forma como ele ficará será diferente daquela atriz que você tanto gosta da novela das oito, na verdade, ele poderá ficar até melhor. Portanto, primeiro passo é não ter um “espelho famoso” e sim uma meta estipulada de forma racional.

Apesar dos esforços, vale a pena lutar por um corpo bonito.
Corpo de panicat.
(Foto: Reprodução)

Mantenha idealizado em sua cabeça as medidas nas quais gostaria de chegar e principalmente um peso a alcançar, seja ele para o aumento ou diminuição de quilos de acordo com a sua altura. Desenvolveremos abaixo uma série de tópicos que precisam ser respeitados de forma perfeita para que isso seja possível.

Lembrando que cada ponto é um passo adiante para o sonho de ter um corpo ideal. Mantenha-se sempre motivada e interessada, estudando cada vez mais sobre o assunto e requerendo de si mesma um potencial diferente.

Esteja sempre superando suas expectativas e revendo seus conceitos quando o assunto for musculação, alimentação e regras estabelecidas pelo seu próprio corpo. Não importa o que fez a sua vizinha, o seu corpo é diferente e a forma como você o transformará deve ser igualmente diferente.

Não é nem de longe viável que se espelhe em alguém, pois as formas como essas mesmas pessoas alcançarão seus objetivos podem ter sido distintas, tendo elas necessidades diferentes das suas.

A primeira dica valiosa é:

Coloque em sua cabeça de uma vez por todas – VOCÊ É ÚNICA!

Entendendo essa parte perfeitamente, vamos ao que interessa! Se você perguntar uma mulher considerada “panicat” quais são os seus segredos de beleza, certamente a resposta será automática: Dieta + Musculação + Descanso.

O fato é que a “coisa toda” não anda bem SÓ por esse lado, existem outros pontinhos que esmiuçaremos nesse artigo. Continue acompanhando e modifique seu corpo de uma vez por todas. Uma mulher de bem com seu próprio corpo é muito mais feliz e traz brilho a qualquer ambiente que passa.

1° – Libera geral na proteína

Proteína é vida, garota! Não tem pra onde correr, basear sua alimentação nessa belezura é o que há. Não adianta tentar dietas “mirabolantes”, nenhuma delas pode ser mais eficaz do que comer proteína corretamente na hora certa.

A proteína é um elemento de extrema necessidade para os praticantes de atividade física, ela é responsável por dar ao seu corpo a capacidade de fazer com que seja produzida maior quantidade de massa magra.

Essa massa magra é o resultado de uma alimentação proteica que trará a você o tão sonhado e desejado corpo. Mas isso não vem do dia pra noite, é preciso bastante atenção em todas as suas refeições diárias, desde o café da manhã até a ceia.

Em quais horários devo fazer maior ingestão?

Em todos, sem exceção. Ela entrará em ação, assim que o seu corpo iniciar o processo de organização dos elementos consumidos durante aquele dia, seu treino ajudará no processo diretamente e em algum tempo (de acordo com o seu organismo) os primeiros músculos começarão a ser aparentes.

Para as magrinhas

Se você deseja ganhar massa magra, pois já é perfeitamente livre de acúmulo de bolsas de gordura, o ideal é começar a comer mais e melhor. Nesse caso, o carboidrato é mais viável, ele deve ser inserido em suas refeições juntamente com as proteínas.

Para as gordinhas

Se perder é o seu objetivo, então abaixa o carboidrato e aumenta a proteína. Esse processo fará com que suas bolsas de gorduras sejam eliminadas pouco a pouco, é bom lembrar que nesse caso o mais importante é manter-se firme nas atividades aeróbicas.

Alimentos ricos em carboidrato de baixo índice glicêmico devem ser combinados com porções de proteínas.
Alimentação fit.
(Foto: Reprodução)

Elas serão de extrema importância, pois certamente farão a eliminação desse acúmulo de gordura para então começar o seu processo de ganho de massa magra, tornando assim seu corpo perfeito para o recebimento desse novos estímulos.

O que é proteína?

É muito difícil encontrar alguém que não esteja por dentro dos alimentos ricos em proteínas, eles são altamente famosos e estão em todas as revistas de dieta e saúde. Contudo, esmiuçaremos abaixo de forma científica para que seja possível entender o processo desse elemento no seu corpo.

O que chamamos de proteína é, nada mais nada menos que, uma macrocélula. Em sua composição estrutural encontraremos as chamadas cadeias polipeptídicas, todas essas são formadas especialmente por aminoácidos – sendo esses responsáveis pelo desenvolver do que chamamos de massa magra.

Proteína animal

Esses são os tipos de proteínas retiradas a partir de animais:

  • Carne de frango;
  • Carne bovina;
  • Carne suína;
  • Derivados de carnes vermelhas e brancas;
  • Ovos;
  • Leite;
  • Queijos;
  • Iogurte;
  • Peixes.

Proteína vegetal

Como o próprio nome se dá, as proteínas vegetais são chamadas dessa forma por possuírem origem vegetal, sendo essas:

  • Feijão;
  • Vagem;
  • Soja;
  • Quinoa;
  • Ervilha;
  • Lentilhas.

Uma dieta equilibrada e recomendada é aquela que apresenta todos esses alimentos inclusos nos cardápios diários, além desses, existem vários outros que são capazes de compôr a sua alimentação sem necessariamente serem munidos de carboidrato.

Observação: Uma dieta rica em proteína é voltada principalmente para o aumento de massa magra ou definição muscular, não deve ser feita sem a ajuda de um profissional totalmente especializado na área de nutrição. A falta inadequada de carboidrato no corpo pode resultar em graves e sérios quadros de anemia e desnutrição.

2° – Diminui esse carboidrato

Em contrapartida a tudo que fora especificado no tópico anterior, diminuir o carbo também é recomendado, principalmente no caso de pessoas que PRECISAM ou estejam objetivamente pensando no emagrecimento.

Quando existe a diminuição desse elemento, o seu corpo é capaz de fazer com que haja o que chamamos de processo cetogênico, esse é responsável pela queima de gordura localizada. É preciso entender como esse processo funciona.

Inicialmente, é interessante saber que você se movimenta ou possui energia preferencialmente por causa do carboidrato, sem ele, é possível que haja quadros de desidratação profunda e principalmente de anemia, já que estará mais fraco.

Portanto, a retirada desse elemento deve ser feita sob ajuda médica e responsabilidade supervisional de um profissional qualificado para lhe dar a devida orientação.

Classificação dos carboidratos:

Carboidrato denso – Detentores de grandes taxas de glicose, resultando sua ingestão na maior quantia de acúmulo de gordura. Presente principalmente em alimentos como pães, arroz, massas (não integrais), lanches de fast foods, pizzas, biscoitos recheados, bolos, salgados fritos ou assados, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Carboidrato complexo – Encontrado principalmente em alimentos de médio índice glicêmico, presente principalmente em verduras, biscoitos fit, frutas e alguns alimentos industrializados. Olhe sempre o rótulo para moderar a quantidade de carbo complexo a ser ingerido, pois ainda que seja de mediano IG, pode resultar no acúmulo de gordura corporal.

Carboidrato leve – Os carboidratos leves estão presentes principalmente nos alimentos integrais, eles se comportam nos grãos, arroz, pães, biscoitos e massas integrais. Devem ser utilizados como repositores dos carboidratos densos que dantes eram ingeridos diariamente em suas refeições diárias.

Um cardápio bem elaborado com quantias específicas de calorias recomendadas diariamente (de acordo com seu peso e estrutura) e bons hábitos, como dormir bem e manter-se relaxado são pontos que com certeza te levarão ao maravilhoso caminho da “saúde em dia” e do tão sonhado e almejado “corpo de panicat”.

Não se esqueça de procurar alguém bem mais orientado que você para montar esse cardápio, lembrando que pontos como peso / altura / taxa metabólica / gasto calórico / gasto energético devem ser levados em consideração como parte fundamental.

Conheça primeiramente o seu corpo, depois estimule maneiras de se alimentar que possam ser condizentes com sua necessidade de forma geral.

3° – Um treino de rainha!

Ninguém, absolutamente, ninguém é capaz de ter um corpo maravilhoso sem treinar. Não importa se a sua genética é boa, se a sua alimentação está em dia ou se você encontrou outros métodos, o treino não é só parte importante nesse processo, ele é essencial!

Os treinos são poderosos ativos, eles serão responsáveis por suas curvas.
Treinar.
(Foto: Reprodução)

Isso significa que se o seu treino não corresponder a sua necessidade, então esqueça de uma vez por todas essa “história de panicat”, cada partezinha de sua estrutura deve ser trabalhada de forma séria e coerente, só assim será possível chegar a seu objetivo.

Depois que toda sua alimentação está estruturada e seu corpo está recebendo os estímulos certos através das refeições, a hora de começar a malhar pesado é agora! Um treino “meia-boca” não resolverá o seu problema, pelo contrário, te irritará já que os resultados não serão aparentes.

O primeiro passo é marcar uma avaliação física e entender quais são suas necessidades: perder gordura? Ganhar massa magra? Definir a musculatura? Seja lá qual for, faça direito! Depois que checar algumas informações importantes como:

  • Altura;
  • Peso;
  • Gasto calórico;
  • Gasto energético;
  • Quantidade de gordura extra;
  • Quantidade de gordura necessária;
  • Medidas.

Já sabe tudo isso? Perfeito, é hora de partir para o abraço. Fique atenta enquanto seu instrutor na academia ou personal trainer modela seu treino, faça perguntas, peça orientação, entenda o que precisa ser feito.

A respeito da pausa

Você sabia que pausar erradamente suas séries pode fazer com que ganhe mais peso ou o perca? Pois é, esse ponto é fundamental. Uma pessoa que pausa por cerca de 120 segundos entre uma série e outra é capaz de reter massa ou ganhar volume.

Enquanto isso, séries intensas e pausas menores são capazes de fazer com que seu corpo tenha então uma elevação na perda de peso ou de gordura corporal. Nenhuma das duas formas (pausando menos ou mais) é capaz de aumentar seu nível de gordura corporal, mas é bom entender quando realmente é necessário ganhar massa magra.

Se você respeita esse período de acordo com a necessidade do seu corpo, é capaz de impulsionar os resultados para o lado que deseja, sendo assim mais fácil e rápido o processo de definição, ganho de massa ou perda de gordura (de acordo com a sua vontade).

Entenda cada ponto específico desse processo e isso será mais que suficiente para que não dê voltas e nem fique parado por muito tempo, se o seu caminho está iluminado, certamente será mais fácil enxergar suas necessidades e objetivos de forma perfeita.

4° – Gata, descanse!

Descansar, ta aí uma coisa que pouca gente faz quando se está desesperado para ver os primeiros resultados. Se você acha que malhar três horas na academia resultará em um sucesso maior daqui três meses, está redondamente enganado.

Nenhum estudo até hoje comprovou a verdade eficácia de passar tempo demais na academia. Seu treino tem que durar entre 40 minutos e uma hora, nada mais que isso. Todo o treino que ultrapassa esse período pode estar errado, procure se orientar.

O descanso é totalmente essencial.
Descansar.
(Foto: Reprodução)

Lembrando mais uma vez das necessidades de cada tipo de corpo, há pessoas que precisam de um descanso variado entre 24 e 32 horas, enquanto outras não precisam de mais que 24. O tempo mediano é de 24 horas entre um treino e outro.

Corrija sempre a sua postura, uma postura errada é responsável pela maior exaustão, quanto mais cansada estiver no fim de seu treino, mais difícil será levantar novamente no dia seguinte para sofrer “a tortura” nesse “segundo round”.

Seja mais inteligente que isso, procure fazer corretamente ainda que “não esteja sentindo os efeitos na hora”, erroneamente muitas meninas acreditam que sentir dor depois do treino é sinal de que algo está realmente funcionando, nem sempre a coisa anda por esse lado, fiquem atentas.

Pausa x Descanso

Pausas e descansos são coisas completamente diferentes, sendo ambas de extrema importância nessa trajetória de definição muscular e alcance de um corpo estilo panicat. Cada um age de forma diferente, tendo então uma observação diferente.

Se você está inserido em uma academia, pergunte a seu professor a maneira correta de fazer ambos. Assim terá maior propriedade para definir períodos e metas de acordo com o tempo que possui e a necessidade que está sendo apresentada.

Sempre procure por profissionais que tenham comprovação de sua eficácia no mercado de trabalho, principalmente se esse for contratado para uma consultoria pessoal e individual. Esses serviços costumam ser mais caros, portanto, necessitam fazer jus ao seu valor.

O que acontece quando eu não descanso suficientemente? Catabolizo!

Você já ouviu falar do catabolismo? O catabolismo é o inimigo mortal da musculação. Ele não só degrada seu organismo, como também faz um desenvolvimento de quebra das proteínas, resultando então num corpo extremamente fora dos padrões de saúde e boa forma.

Quando uma pessoa entra em processo de catabolização, isso significa que ela está perdendo massa magra. Em miúdos, podemos dizer que ela parou o processo correto de definição acompanhada de nutrição e começou a andar pelo “caminho tortuoso”.

Por que isso acontece? Pela falta de descanso!

Seu corpo entra em exaustão total quando não possui tempo suficiente para se recuperar, como força de defesa ele inicia automaticamente o catabolismo, fazendo com que assim haja uma reação que resultará na reversão dos resultados.

Esse é um estado fisiológico que requer muita atenção, só será possível observar o caminho que está trilhando através das avaliações físicas. Elas poderão orientar você de forma perfeita, já que observará quando ganhar ou perder massa magra e gordura corporal.

Dicas para evitar o catabolismo:

» Durma bem.
» Descanse perfeitamente 24 ou 32 horas, de acordo com seu treino.
» Alimente-se antes de fazer musculação.
» Respeite o limite do seu corpo na hora de decidir quanto puxará de peso, tanto nas pernas, quanto nos braços.
» Faça utilização de suplementos vitamínicos.
» Coma quantias ideais para suas medidas de carboidratos diariamente.
» Procure informações concretas e específicas sobre esse processo.
» Faça avaliações físicas regularmente e as analise com um profissional de sua confiança.
» Tome vitamina C para fortificar o seu sistema imunológico.
» Faça uso de bebidas proteicas.

5° – A velha e boa companheira: Garrafinha de água!

A água é um dos ingredientes indispensáveis na receita para uma dieta bem sucedida. Vários e vários estudos já comprovaram a sua eficiência com relação ao auxílio no funcionamento do organismo humano, recentemente um outro estudo comprovou que ela ajuda também no processo de emagrecimento.

Depois de muita pesquisa, pode-se afirmar que uma pessoa que ingere cerca de 2 copos de água (200 ml cada) antes das refeições, é capaz de gerar um emagrecimento mais acelerado e contínuo do que aquelas que não bebem.

A água é de extrema importância na dieta.
Água.
(Foto: Reprodução)

Além disso, a água tem o poder de “potencializar” os suplementos que você ingere ao longo do dia, lembrando que esses serão responsáveis pelo aumento de massa magra juntamente com a proteína que será consumida fielmente dia após dia.

A melhor maneira de nunca se esquecer dessa ingestão de líquido diária, é levando consigo uma garrafinha na qual poderá ser enchida a qualquer hora, em qualquer lugar. Caso seu limite de preenchimento seja 500 ml, tomando 4 por dia você estará ingerindo a quantidade mínima recomendada (2 litros).

Observação: Apesar de extremamente benéfica ao corpo e ajudar no emagrecimento ou definição muscular, não é orientado que seja ingerida durante as refeições, procure sempre manter-se bem hidratado, mas regrando as dosagens nos períodos corretos.

6° – Se divirta com cuidado!

É fato que tomar uma cervejinha aqui e outra ali é sem dúvidas um “momento relaxar” no fim de semana, contudo, essa distração pode lhe custar uns quilinhos a mais, uma circunferência maior na barriga e uma chateação quando aquela calça MARAVILHOSA não subir.

Evite todo e qualquer tipo de bebida alcoólica, o álcool além de prejudicial ao corpo, também é capaz de fazer com que você ganhe peso. Fique atenta!

7° – Suplementos não machucam ninguém

A suplementação deverá ser ingerida de acordo com o seu objetivo, cada mulher possui uma estrutura corporal diferente, portanto é possível que algumas necessitem de maior ingestão de calorias e carboidratos para o ganho de massa, enquanto outras necessitem da perda de peso.

Dentre todos os suplementos indicados (para a maioria), podemos citar:

  • Whey Iso Tech Athletica
  • Glutamina
  • L.A bloqueador de gordura
  • BCAA
  • Termogênico
  • Whey iso tech
  • ZMA

Os suplementos podem auxiliar e complementar sua alimentação, trazer força e ativar a queima de gordura ruim e desnecessária. É preciso apenas que esse método seja acompanhado por um nutricionista especializado na área.

Os suplementos são auxiliadores na definição muscular.
Suplemento alimentar.
(Foto: Reprodução)

A ingestão de tais suplementos podem trazer disfunções ao organismo, sendo assim necessário que haja a instrução para a melhor absorção e aproveitamento dos mesmos. São vendidos em cápsulas e pó, lembrando que cada um tem ação diferente.

Também é bom salientar que eles não fazem milagre! Se a sua dieta estiver desregrada, eles não funcionarão! Os suplementos só podem ter efeito mediante a força física acompanhada de alimentação regrada e condizente com as necessidades do seu corpo.

Uma boa dica é começar a seguir essas “famosas fitness”, elas postam absolutamente tudo que comem e bebem diariamente, orientando de forma particular as porções de suplementos, isso poderá lhe ajudar, mas não substitui um acompanhamento médico.

8° – Foco, força e fé!

Durante essa fase, nada é mais importante do que a disciplina. A disciplina é quem fará com que os resultados sejam aparentes, isso porque ela o incentivará a continuar percorrendo o caminho, não adianta começar uma dieta sem disciplina.

Antes de iniciar o processo, é muito importante que tire ao menos um dia do mês para pensar sobre sua dieta. Se faça perguntas como:

– É isso mesmo que quero?
– Por que preciso de um corpo como esse?
– Serei mais feliz assim?
– Tenho força de vontade o suficiente para prosseguir até o fim?
– Vou fazer dieta durante toda a minha vida?

É extremamente importante que todas as suas perguntas sejam respondidas com um “sim”. Esse tipo de atitude é uma mudança muito maior no estilo de vida, do que no corpo. Transformar seus hábitos não só lhe darão uma aparência melhor, mas também a saúde que precisa para aguentar mais longos anos.

Não existe idade para mudar seus pensamentos, ainda que esteja em idade avançada, isso não significa que não poderá formatar completamente as suas curvas. Seguindo perfeitamente um método orientado por profissionais e respeitando seus limites sempre, é possível conquistar o corpo que sempre sonhou.

Se possível, contrate também um personal trainer, esse profissional está qualificado para lhe ajudar a trazer o efeito necessário ao seu corpo. Em casos de dúvidas, você só precisará contatá-lo e terá um serviço sempre a disposição.

Veja o resultado (que também pode ser seu) em panicats como:

  • Juju Salimeni
  • Babi Muniz
  • Mulher Samambaia
  • Carol Dias
  • Fernanda Lacerda
  • Aline Mineiro
  • Mari Gonzalez
  • Ana Paula Minerato
  • Regiane Brunnquell
  • Renata Molinaro
  • Thaís Bianca
  • Carol Narizinho
  • Carol Belli
  • Babi Rossi
  • Nicole Bhals
  • Jaqueline Khury
  • Aryane Steinkopf
  • Lizzi Benites
  • Dani Bolina
  • Tânia Oliveira
  • Gabriela Monteiro
  • Sabrina Sato
  • Andressa Zizzari
  • Vanessa Zoth

Inspire-se nesses esculturais corpos e comece já a mudar o seu!

9° – Relaxe!

Relaxar é preciso…

É bom ressaltar que quando dizemos “relaxe” não necessariamente estamos nos referindo ao descanso, mas sim ao hábito de se tranquilizar com seus resultados. A pressão psicológica que muitas meninas fazem consigo mesmas pode ser o fator determinante para o adiamento de bons resultados.

Quando você não consegue ser paciente, seu psicológico se torna abalado e sua ansiedade alcança níveis extraordinários, seu cérebro deixa de comandar com eficiência seu corpo e tudo isso se torna aparente, com a estagnação do mesmo.

Existem algumas medidas simples que podem ajudá-lo a responder melhor, como:

  • Massagens
  • Drenagens linfáticas (e ainda diminuem consideravelmente bolsas de gordura)
  • Reclusão em spas
  • Tratamentos de relaxamento corporal
  • Yoga

Colocar músicas para esse fim e sentar ao ar livre (de dia ou a noite) é extremamente confortante, ajuda a liberar o hormônio da felicidade e traz uma sensação prazerosíssima de tranquilidade, esse é um método perfeito para quem não pode “gastar muito” nesses momentos.

Dicas 

  • Tome uma xícara de chá ou leite antes de dormir;
  • Conte até cinco respirando profundamente e lentamente;
  • Escute músicas que possam relaxar sua mente cerca de duas horas antes de ir pra cama;
  • Alongue-se com mais frequência;
  • Durma sempre em locais limpos e frescos;
  • Tenha mais momentos de lazer (ainda que não saia da dieta).

10° – Comemore o resultado!

Depois de muito lutar pelo corpo que deseja, com certeza é hora de comemorar. Quando chegar nesse período, naturalmente equilibrará sua rotina com todos os pilares citados acima, os resultados serão alcançados com mais facilidade e você com certeza já terá visto.

Nesse período é interessante que ative e aumente sua resistência muscular utilizando maiores doses de suplementos e aderindo maiores fluxos e pesos nas atividades físicas. Tudo isso deverá ser acompanhado de perto por profissionais.

Seguindo cada tópico desse com foco e determinação, é possível que a remodelagem do seu corpo aconteça num prazo de até 12 meses.

Então força na peruca!

Você consegue!


Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *