Acesse Saúde » Musculação » Como fortalecer a lombar hérnia de disco

Como fortalecer a lombar hérnia de disco

Está sentindo dores constantes na região lombar? Acesse este artigo e confira procedimentos que podem auxiliar na contenção desses desconfortos e dos demais sintomas provocados pela hérnia de disco.

O corpo humano é composto por uma complexa estrutura de sistemas, tecidos, órgãos, funcionalidades, entre outras demais categorias de desempenho que visam a promoção de movimentos, bem-estar e sobrevivência.

Quando algum desses pontos se apresenta com desordens, devido a fatores internos ou externos, os desconfortos são destacados com variados pontos de frequência e intensidade, principalmente quando afetam a dimensão da coluna cervical ou espinha dorsal.

Essa área estende-se do crânio até a pelve, através de sete vértebras e discos intervertebrais que se localizam entre elas. O apoio disponibilizado por esses discos, pelos músculos e ligamentos é responsável por absorver os impactos físicos diários de todos os seres humanos.

A região lombar é uma das mais expostas aos movimentos, sendo ainda uma das que mais suportam cargas diante das atividades propostas cotidianamente. Por se tratar de uma área tão fundamental e utilizada, os desgastes se apresentam constantemente, com relevância através da hérnia de disco.

O agachamento ajuda a fortalecer a lombar quando efetuado de maneira correta.

Agachamento.
(Foto: Reprodução)

Os movimentos repetitivos do corpo provocam anomalias nos discos intervertebrais, fazendo com que eles se desloquem do seu lugar, ficando comprimidos em outras dimensões, onde as raízes dos nervos geram pressões intensas sobre eles e por consequência os seguintes sintomas:

  • Dores;
  • Fraqueza;
  • Prostação;
  • Sensação de formigamento;
  • Dor nos braços e nas pernas.

As pessoas que fazem ações repetitivas no trabalho rotineiramente, carregam peso, ficam muito tempo na mesma posição, possuem problemas nos ossos, indivíduos jovens, adultos e idosos são os públicos mais propensos para desenvolver esse tipo de patologia.

O que fazer?

O mais recomendado nesses casos é que a ajuda médica seja procurada o quanto antes. Assim um diagnóstico específico do quadro do paciente poderá ser realizado, destacando o grau que o distúrbio se encontra.

Além da análise clínica, os profissionais envolvidos no diagnóstico irão promover testes de sensibilidade, exames neurológicos, raio-x, eletromiografia, mielograma, etc.

Tratamento

Os procedimentos manipulados para o tratamento variam entre repouso, uso de medicamentos, mudança nos hábitos de vida, sessões de fisioterapia e procedimentos cirúrgicos – em situações mais graves.

Dicas para fortalecer a coluna

  • Manter o corpo sempre na postura correta, ereta;
  • Ter bastante cuidado ao fazer movimentos de levantar, sentar, agachar, levantar;
  • Fazer alongamentos bem devagar regularmente;
  • Optar sempre pelos exercícios físicos que são desempenhados deitado ou em pé;
  • Fazer massagem na região para potencializar o relaxamento muscular;
  • Dormir bem todas as noites, mantendo o repouso e o descanso em dia;
  • Evoluir a intensidade e frequência dos treinos apenas quando o corpo aumentar sua resistência – processo que demora um pouco para demonstrar resultados, portanto, paciência.

Aviso!

As descrições contidas neste artigo servem apenas para pesquisas e estudos. Caso necessite de mais informações e/ou orientações, busque auxílio médico.

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Como fortalecer a lombar hérnia de disco