Acesse Saúde » Alimentação e Suplementos » Alimentos ricos em gorduras trans

Alimentos ricos em gorduras trans

Diversos alimentos são deliciosos devido possuir um tipo de gordura a mais, como por exemplo a trans. Mas será que elas fazem bem para saúde? Leia o artigo, e descubra se sim, e também, quais são as mais ricas nela.

A gordura trans, nada mais é do que a gordura vegetal em processo de transformação para gordura sólida. Ela também é conhecida como óleo hidrogenado e pode estar sendo encontrada nos alimentos industrializados, pois serve para dar crocância e consistência a eles. Sendo assim os alimentos ricos dela vão ser:

△ Biscoitos salgados, doces e outros alimentos assados.

△ Pipoca de micro-ondas. 

△ Pizzas e salgados congelados.

△ Manteiga vegetal e margarina em barra.

△ Creme para café, chocolate e sorvete. 

△ Glacê pronto para uso. 

Segundo estudos realizados no decorrer dos anos por especialistas da área da saúde, ela é prejudicial para o ser humano,  pois ela:

Tome cuidado com o que come.

Créditos da Imagem: http://www.treinonutricaoebeleza.com.br/2013/12/nao-e-porque-e-gordura-que-e-ruim.html
(Foto Divulgação)

✧ Aumenta os níveis de colesterol ruim, o LDL.

✧ Diminui a taxa de colesterol bom, o HDL.

✧ Eleva o risco de arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral.

✧ Provoca com o passar dos anos a obesidade.

✧ Aumenta a dificuldade na passagem do sangue pelas artérias.

✧ Provoca diabetes.

✧ Deixa a pessoa que a consome com maior facilidade de contrair inflamações, câncer de mama e outros tipos de doenças. 

E para que ela não seja consumida em grande escala, desde o ano de 2006, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vem obrigando todos os fabricantes a indicar no rótulo de seus produtos a quantidade de gordura trans presente nos alimentos.

E além dela o Ministério da Saúde também esta na luta para combater o uso da mesma, seguindo o exemplo de países como Suíça e a Dinamarca, porém como conseguir o feito é quase que impossível, eles estão indicando que se faça o uso de apenas duas gramas por dia, o que equivale a cerca de quatro biscoitos recheados.

Enfim, se você leitor quer manter a saúde em dia, aqui vai uma dica: Procure evitar a gordura trans. E para isso, leia a lista de ingredientes de cada produto alimentício que for comprar, pois assim poderá saber se nele contém ou não gordura vegetal hidrogenada. No mais, além disso é só evitar os alimentos citados logo no início do artigo.

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Alimentos ricos em gorduras trans