Acesse Saúde » Dietas » Alimentos anticâncer

Alimentos anticâncer

Acessando este LINK você irá conferir uma incrível lista de alimentos que ajudam a combater uma das enfermidades mais temidas pelos seres humanos: o câncer.

O câncer é uma das doenças que mais preocupam os seres humanos devido a intensidade que acomete o organismo, proporcionando danos severos a sua estrutura através do crescimento desordenado de células nos tecidos, podendo elas serem neoplasias malignas ou benignas.

Os tumores podem se apresentar em várias partes do corpo ou se manifestar em uma localidade e se espalhar para outras regiões através da metástase. Sua complexidade compreende mais de 100 tipos distintos de enfermidades.

Suas causas são completamente variadas, tendo sempre a interligação de razões intrínsecas e extrínsecas. Atualmente, estima-se que entre 80% à 90% dos cânceres são resultantes de fatores ambientais, pelo contato excessivo a certos compostos, como o cigarro (fumar), a exposição a luz solar, etc.

Alimento anticâncer potente.

Tomate.
(Foto: Reprodução)

Os fatores de risco dos cânceres podem ser herdados ou encontrados no meio externo no decorrer da vida do paciente. Os maus hábitos propiciados no dia a dia são os motivos mais relevantes em relação a determinação dos tipos de tumores.

Os métodos de prevenção e contenção desses transtornos vem sendo estudados e elaborados diariamente por especialistas de todo o mundo. As pesquisas qualitativas e quantitativas, os testes, as coletas e experiências são extremamente relevantes para a busca de saídas que possam auxiliar no tratamento e combate ao câncer.

Uma das últimas descobertas destacadas por esses estudiosos é a lista dos alimentos anticâncer, ou seja, uma recomendação de alimentos que possuem propriedades para a prevenção contra essa patologia, principalmente as que afetam a mama, o pulmão e a próstata.

Para ajudar os pacientes e pessoas próximas a lidar com essa dinamização alimentar, a farmacêutica espanhola María Tránsito López escreveu e publicou o livro: A Dieta Anticâncer-Prevenir é o melhor Remédio. A versão traduzida por Téo Lorent tem cerca de 200 páginas e custa apenas R$ 34,90 reais.

Nesta publicação, além de citar os produtos que podem ser aliados ao combate ao câncer, a autora ainda evidencia estratégias benéficas para a articulação do preparo dos elementos, sua higienização e a quantidade de consumo. Confira a seguir os poderosos alimentos anticâncer citados por María:

Alho: os compostos fitoquímicos apresentados neste vegetal são capazes de persuadir as células cancerígenas, fazendo com que elas se suicidem (pelo processo apoptose). As formações de tumores por consequência são reduzidas, como na região gástrica e mamária;

Chá verde: a catequina é um dos fitonutrientes apresentados nesse chá, sendo um dos compostos que promovem o combate as células cancerígenas por causa do seu poder antioxidante e anti-inflamatório;

Couve: o poder quimiopreventivo das folhas desse vegetal são proporcionados pela sua elevada concentração em glucosinalatos, que ao serem rompidos dão lugar a nutrientes que previnem várias formações cancerígenas, como o indóis e isotiocianatos;

Tomate: este fruto é rico em licopeno e auxilia no combate ao câncer porque consegue proteger as células do organismo, com relevância as encontradas na próstata, diminuindo as chances de proliferação das células cancerígenas;

Uva: a substância encontrada nesta fruta, a resvetratrol, é encontrada nas suas sementes e pele, sendo uma das grandes responsáveis pela prevenção do início do processo canceroso, devido ao seu poder antinutagênico;

Vitamina C: as propriedades antioxidantes dos alimentos que possuem vitamina C (com relevância nas frutas) ajudam a bloquear os efeitos dos radicais livres, além de promover a sua eliminação e prevenir a manifestação de substâncias cancerígenas, como a nitrosamina.

Atenção!

Antes de montar uma dieta com esses alimentos, é importante que um bom médico oncologista, clínico ou outro especialista em tumor seja procurado, porque algumas das propriedades destacadas acima possuem contraindicações para alguns casos.

Outras Dicas

      

Mais informações por E-mail


Comentários para: Alimentos anticâncer